Regras da PORRADARIA

Até na porradaria a gente tem que estabelecer algumas regras, senão vira bagunça!

• Número de participantes: de 2 a 5 jogadores. Pode ser ampliado para até 10 participantes (jogo com 2 decks).
• Tempo: entre 30 e 50 min. (depende do número de jogadores, ou da condição de vitória escolhida)​.
• Idade: 12+.

Introdução

Este é um jogo de cartas e batalhas em que cada jogador escolhe um personagem e tem que utilizar uma combinação mínima de cartas de Arma, Campo de Batalha e ao menos uma carta de Porrada para realizar o ataque. Cada Ataque pode ter no máximo 6 cartas, mais a carta do Personagem/Força, que fica à vista durante todo o jogo. A defesa pode se defender com qualquer carta que tiver nas mãos. Quem eliminar todos os adversários é o vencedor.

Cada jogador escolhe o personagem com quem quer jogar e deve deixá-lo à mostra, com suas habilidades à vista durante todo o tempo. O baralho deve ser organizado a partir da escolha dos personagens. Cada personagem tem seu próprio conjunto de cartas com 2 armas, 2 campos de batalha e 4 cartas de porrada nos valores 1, 1, 2 e 3.

Entram no jogo o conjunto de cartas de cada personagem escolhido, mais as Especiais, as Fugas e os Coringas.
IMPORTANTE: TODAS AS CARTAS DOS PERSONAGENS NÃO UTILIZADOS, E SEU RESPECTIVO CONJUNTO, DEVEM FICAR DE FORA DA PARTIDA. 

Depois de embaralhadas, CADA JOGADOR RECEBE 6 CARTAS, e o restante deve compor o monte no centro da mesa com a face voltada para baixo. 

Quem estiver à esquerda daquele que distribuiu as cartas, inicia o jogo. O jogador da vez deve sempre comprar uma carta do monte para iniciar a rodada. Em seguida, ele pode chamar uma batalha contra qualquer outro jogador da partida ou passar a vez, mantendo a carta comprada (não há descarte).

Tanto para atacar quanto para defender, você pode utilizar as cartas de qualquer personagem que estiver participando da partida. Trace sua estratégia para conseguir as cartas que ativam o seu COMBO. Fique atento para as habilidades do seu adversário.

Junte as cartas que precisa para realizar os ataques ( Arma, Campo de Batalha e ao menos uma carta de Porrada). O jogador da vez pode chamar uma batalha contra qualquer outro participante da mesa. O jogador desafiado é obrigado a aceitar a batalha, a não ser que tenha a carta de Fuga, neste caso, basta utilizá-la, jogando-a na mesa. Mas... fique atento:
* CADA JOGADOR NÃO PODE SER ATACADO MAIS DE UMA VEZ POR RODADA.

CONDIÇÃO DE VITÓRIA

Na regra original, quem eliminar todos os adversários é o vencedor, mas para um maior controle do tempo de jogo, pode ser definido que o vencedor é quem tiver o maior número de vitórias nas batalhas, melhor de 3, de 5, ou de 7 - ou quem eliminar todos os adversários, o que acontecer primeiro. É só combinar antes do início da partida, durante a etapa de preparação. 

Para realizar um ataque, o jogador pode utilizar as cartas de qualquer um dos personagens da partida, porém, é obrigatório uma combinação mínima de Arma, Campo de Batalha e ao menos uma carta de Porrada. 

Cada Ataque pode ter no máximo 6 cartas, além da carta do Personagem/Força.

É proibido o uso de mais de 1 carta de arma ou de campo de batalha em cada ataque, a não ser que seja autorizado pelos combos ou por alguma carta especial.

CADA JOGADOR NÃO PODE SER ATACADO MAIS DE UMA VEZ POR RODADA.

Pode se defender com quaisquer cartas.
Mesmo que esteja com poucas cartas, a defesa é obrigada a utilizar tudo o que tiver em mãos para compor a batalha.

Caso não tenha o número de cartas suficientes definido pelo Ataque, a Defesa deve comprar do monte até completar o jogo e colocar as cartas abertas na mesa, com os valores voltados para cima (não é permitido a utilização da Fuga, nem de nenhuma das cartas Especiais nesta situação e, caso sejam compradas, devem ser descartadas e devolvidas para o final do monte após a batalha. O Coringa está liberado).

São ativados com a combinação descrita nas cartas de cada personagem. São válidos tanto para ataque, quanto para a defesa. 

As cartas especiais são utilizadas para compor o conjunto de cartas do ataque, ou da defesa. Essas cartas são cruciais na estratégia, usadas nas batalhas para compor a pontuação total, podem adicionar ou tirar pontos, anular combos e duplicar os valores das cartas de arma e campo de batalha.
As cartas Mercenário e Campo da Morte valem zero quando utilizadas na defesa apenas para compor o jogo, sem cartas de Arma, ou Campo de Batalha no conjunto.
Utilize com sabedoria.

Existem 2 Fugas em cada Deck. Para utilizar a fuga, o jogador só precisa jogar esta carta na mesa quando for desafiado para uma batalha. O ataque deve recolher as cartas de volta para as mãos e a carta de fuga utilizada é descartada no final do monte.

Existem 2 Coringas em cada Deck.  O Coringa pode substituir qualquer carta, menos as especiais. Quando utilizado para substituir uma arma, ou campo de batalha, o coringa assume os pontos das respectivas cartas do personagem, conforme apresentado na combinação do Combo.
Quando substituir uma carta de Porrada com o Coringa, o jogador só precisa anunciar quanto vale a carta ao abrir-las na batalha.

cartas especiais

A BATALHA

O objetivo é fazer mais pontos que o seu adversário, detone seu oponente!

cenário de batalha

Com o ataque e a defesa definidos, é hora de somar os pontos.
A DEFESA SEMPRE COMEÇA ABRINDO AS CARTAS, INICIANDO A CONTAGEM DOS PONTOS E A ATIVAÇÃO DO COMBO (quando houver). ​
Cuidado com a matemática, 1 ponto pode fazer toda diferença no final. Quem estiver na defesa contabiliza os valores de todas as cartas de arma, campos de batalha, especiais e coringas que estiverem em jogo. A somatória total envolve a ativação do combo e a realização das ações possíveis.
Na sequência, o ataque faz a contagem. 
O objetivo é fazer mais pontos que o seu adversário.

Quem tiver mais pontos vence a batalha, mantém as cartas de porrada, mas é obrigado a devolver todas as outras cartas utilizadas para o monte (Arma, Campo de Batalha, Especiais e inclusive o Coringa, mesmo que tenha sido utilizado como carta de Porrada) finalizando a rodada.
Quem vence a Batalha mantém as cartas de porrada nas mãos.

Em caso de EMPATE, os jogadores da batalha escolhem apenas uma das cartas que estiveram em jogo para descartar no final do monte e as demais cartas voltam para a mão.

O jogador que perder a batalha, devolve TODAS as cartas utilizadas para o monte. Quem perder todas as cartas está eliminado e deve entregar a carta de personagem ao vencedor da disputa. Quem tiver mais de uma carta de personagem, pode escolher qual deles vai usar no início de cada confronto.

Total de pontos - Vitória

Agora que já sabe as regras, que comecem as batalhas!
Só pode haver um!

Dúvidas?

Quando perder todas as cartas durante uma batalha. O jogador que eliminar um oponente fica com a carta de personagem como recompensa e pode escolher com qual vai atacar, ou se defender, nas próximas batalhas. 

- Pode escolher qual deles vai usar em de cada batalha, mas deve informar ao adversário no início do combate;
- Se perder qualquer batalha, seja no ataque ou na defesa, deve entregar a carta de personagem utilizada para o vencedor.

Se acontecer de alguém comprar a última carta do monte, este jogador é obrigado, a fazer um ataque e, caso não tenha a combinação necessária deve passar a vez. Se todos os demais jogadores da rodada não conseguirem completar um ATAQUE, devem entregar tudo o que tiverem em mãos. As cartas devem ser novamente embaralhadas e redistribuídas (6 cartas para cada jogador). 

Para aumentar/diminuir ou a dificuldade, o tempo de partida, ou a interação entre os jogadores,  os participantes podem escolher mais de um personagem no início da partida. Também é possível realizar batalhas de um Deck contra outro, ou em equipes, adaptando as regras. Parcerias e associações entre os jogadores também são bem-vindas, queremos ver o circo pegar fogo! Lembrando que no final, apenas um será o grande campeão da PORRADARIA toda!!!

Na regra original, quem eliminar todos os adversários é o vencedor, mas para um maior controle do tempo de jogo, pode ser definido que o vencedor é quem tiver o maior número de vitórias nas batalhas, melhor de 3, de 5, ou de 7 - ou quem eliminar todos os adversários, o que acontecer primeiro. É só combinar antes do início da partida, durante a etapa de preparação. 

Sim, se o jogador já sair com a mão cheia de cartas, combinações para atacar e tiver sede de vitória, pode arrebentar tudo logo de cara.
De acordo com as regras, se tiver uma batalha e algum dos jogadores ficar sem cartas, não sobrando mais nenhum adversário, quem ganhou a batalha já o vencedor da partida, mesmo que seja na primeira rodada. Por isso, fique atento desde o início, a estratégia é um elemento importante e conforme a gente vai pegando a manha, as táticas tornam-se  mais interessantes e o jogo vai ficando mais divertido. 

Fale com a gente

+ PERGUNTAS?

Ainda tem alguma dúvida?
Este espaço também é seu, entre em contato com a gente.

Junte a galera e que comecem as batalhas!

*Não compartilhamos suas informações pessoais com ninguém.

Porradaria Card Game

© Copyright - Direitos reservados.
Jogo PORRADARIA Card Game criado por estação Q

Contato 

SOCIAL MEDIA

Newsletter

Cadastre-se e receba as novidades